Você conhece o processo de fabricação dos painéis em MDF? Você já pensou em aproveitar os subprodutos de serraria como aparas, lascas e restos de serragem na produção de MDF?

 

Neste artigo apresentaremos o processo de fabricação de painéis em MDF, você não pode perder este assunto!

Conhecendo o processo de fabricação do MDF

O processo de fabricação do MDF é composto por ao menos 10 etapas. Estas etapas vão desde o descascamento e fragmentação da madeira até a prensagem das fibras, resfriamento e acabamento.

 

Veja como funciona cada etapa de fabricação:

 

1.Descascamento:

Esta é a primeira etapa do processo de fabricação de painéis em MDF.

 

Neste estágio da produção os os troncos são descascados em descascadores de tambor ou rotor.

 

2.Fragmentação:

Logo após o processo de descascamento, a madeira é encaminhada para um triturador ou picador, equipamento responsável por receber costaneiras e resíduos da serraria para transformá-los em cavaco.

 

Logo depois da fragmentação, os cavacos de madeira são armazenados em silos, que precisam ter capacidade para dar suporte a um volume equivalente a 24 horas de operação.

 

3.Lavagem de cavacos:

Antes de dar início em efetivo a produção dos painéis em MDF, é necessário submeter os cavacos a um processo de lavagem que tem por objetivo a limpeza do material e a remoção de corpos estranhos como areia e pequenas pedras.

 

4.Desfibramento:

Nesta etapa do processo produtivo a madeira triturada é fervida e moída em fibras. Logo após, adiciona-se resinas e aditivos que melhoram as características da madeira.

 

5.Secagem das fibras:

Após o desfibramento, é preciso submeter a matéria prima a um processo de secagem que evita uma série de problemas no processo de prensagem à quente.

 

6.Colagem e formação do colchão de fibras:

Logo após a secagem as fibras de madeira são coladas em um misturador e distribuídas uniformemente em uma esteira transportadora em movimento contínuo.

 

7.Seccionamento:

Nesta etapa os colchões de fibras são seccionados por lâminas circulares e em seguida, encaminhada às operações de pré prensagem e prensagem a quente.

 

8.Prensagem:

Em uma prensa a quente a madeira recebe a cola e recebe sua forma permanente.

 

9.Resfriamento:

Logo após a prensagem as chapas de MDF são resfriadas à temperatura ambiente, protegidas

das intempéries.

 

10.Corte, lixamento e revestimento:

Logo após resfriar, os painéis em MDF são encaminhados para a área de corte, lixamento e revestimento onde  receberão os acabamentos finais e serão cortadas conforme as dimensões padronizadas.

 

11.Armazenamento:

Para evitar deformações, os painéis devem ser acondicionados sempre horizontalmente e separados da umidade proveniente do piso

 

Os separadores utilizados como suporte dos painéis, devem ser distribuídos de forma uniforme, evitando-se distâncias excessivas.

 

Percebeu como o processo de fabricação dos painéis em MDF é interessante? Sua serraria produz este tipo de produto?

 

Aproveite os restos de produção e serragem da madeira para a confecção de painéis em MDF. Antes de tudo,você pode implementar este processo na sua empresa ou então buscar parceiros comerciais que produzem o MDF e tenham interesse no cavaco produzido pela sua serraria.

 

Por fim, fique sempre por dentro das novidades do setor madeireiro visitando regularmente o nosso blog!

 

 

 

Gostou? Compartilhe!